O Centro de Terapia Intensiva do Hospital São Carlos, conta com duas unidades: UTI Clínica e Pós-operatória, abrigando 10 leitos no total. Dispomos de uma estrutura individualizada que proporciona conforto, privacidade e segurança ao paciente.
Conforme a gerente administrativa, Danielle Saraiva, a equipe é formada por enfermeiros e multiprofissionais (psicólogas, assistentes sociais e fisioterapeutas), que participaram de um treinamento específico e aprofundado para a UTI. Eles elaboraram os protocolos e os procedimentos operacionais padrões exigidos. Além das novas normas de visitação na Unidade.
A equipe composta na UTI do Hospital São Carlos será formada por um médico plantonista, cinco enfermeiros, 12 técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional para assistência ao paciente e aos familiares.
Ao todo, a UTI São Carlos possui dez leitos para atendimento, 100% do Sistema Único de Saúde – SUS, que estarão à disposição da população.
Segundo o responsável técnico e supervisor da UTI da Santa Casa de Formiga, José Orlando Fernandes Reis, também parceiro do São Carlos neste momento de implantação da Unidade, por ser um novo serviço oferecido pela Fundação o mesmo possuirá normas e regras próprias. “Por isso, pedimos a compreensão e a participação de todos, nessa nova fase, apresentando sugestões quanto à supervisão do serviço”, comenta o enfermeiro.
O começo de tudo
Em 2008, teve início à obra da UTI no Hospital São Carlos e, agora, e está sendo inaugurada. Ao todo, são 254 m², onde haverá dez leitos e capacidade de atender pacientes de Lagoa da Prata e região.
A obra da UTI foi construída com recursos do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, além de recursos da Fundação. Houve ainda o apoio dos Deputados Estadual: Thiago Ulisses, Fábio Ramalho e Maria Olívia.
Todas as adequações físicas realizadas no São Carlos seguem e cumpre as exigências determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, as normas da RDC50 e o Plano Diretor Arquitetônico do Hospital.